quarta-feira, 21 de abril de 2010

Agora mais essa: ecosistemas...

Não há gente mais criativa do que esses caras que ficam inventando palavras novas para tendências tecnológicas que tentam congruir. São piores que os marketeiros.

Inventaram agora "Ecosistema" para o conjunto de todos os pacotes de um sistema. Ou seja, é a visão ampla do sistema, o panorama: ele próprio.
Isso está sendo disseminado entre os profissionais e vai ser duro ter que aturar isso.
Pela boa definição em Biologia, de onde o termo foi criado, aparece o seguinte:
  • Ecossistema corresponde a um conjunto formado por 2 elementos em interacção constante: um ambiente de natureza físico-química, abiótico e bem delimitado no espaço e no tempo, a que se chama BIÓTOPO, e o conjunto de seres vivos, ou BIOCENESE, que habita esse biótopo. Constitui o elemento funcional de base da biosfera; mantêm-se por intermédio de um fluxo de energia e de matéria entre estas diferentes componentes em interacção permanente (definição pega em: http://www.notapositiva.com/dicionario_biologia/ecossistema.htm)
Estão bagunçando com tudo e complicando o que é simples.

Exemplos dessa bagunça temos quando uma repórter estagiária abriu o microfone para um presidiário e o mesmo pronunciou "tem que ver os direito dus mano" e a mala estagiária disse, "é isso mesmo, ele quer dizer os direitos humanos dos presos" e aí começou toda a bagunça.

Um verdadeiro deserviço à humanidade.

2 comentários:

  1. É vero. Na verdade isso quer dizer que o sistema, assim como uma forma de vida, provido de inteligência artificial, firewall, antivírus, e outras formas de defesa, pode reagir sozinho a ataques parasitários, leia-se invasões do "ecosistema".

    ResponderExcluir
  2. Hj mesmo tenho usado esse termo.

    Adaptar é superar.

    ResponderExcluir